-
Arquitetos: SWOOP STUDIO
- Área: 90 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:STUDIO FANG
Descrição enviada pela equipe de projeto. O local escolhido para este projeto é típico de um arranha-céu comum de escritórios, com sua localização de canto proporcionando muita luz natural. O cliente precisava de duas salas de aconselhamento, uma sala de estar, um grande salão, uma área de recepção e um escritório. O desafio do projeto é, em primeiro lugar, organizar uma variedade de funções em um local restrito, mantendo o espaço claro, organizado e aberto; em segundo lugar, é criar uma atmosfera especial que seja adequada para o aconselhamento psicológico, através de materiais e métodos de construção simples, dado o orçamento limitado.
O jogo espacial do projeto se desenvolve a partir de uma curva em planta e duas curvas em corte. A intenção é ajustar a escala das salas menores através do espaço intermediário criado pelas curvas e outras caixas ortogonais, conferindo a cada ambiente uma certa amplitude com limites esfumaçados.
A parede curva responde aos cantos existentes da sala, criando uma pequena “galeria”. Suas aberturas revelam uma série de ambientes enquanto o rasgo horizontal, no topo da superfície, une o teto permitindo que a luz da periferia ilumine o núcleo. O espaço intermediário entre as paredes curvas e as paredes circundantes é tratado com aberturas e nichos de profundidade e direção variadas, conectado ou esfumaçando os limites entre os ambientes.
Os tetos curvos servem para ajustar a escala do espaço. Eles estão levemente desvinculados dos limites complexos existentes mantendo sua própria integridade, como uma marquise. Devido às vigas e tubulações, o teto curvo redefine a escala espacial: de 2,95 metros no ponto alto a 2,2 metros na borda. A luz é difundida para o interior através das aberturas no topo, e o teto curvo faz com que a sala normal pareça mais aberta e espaçosa. O complexo invólucro existente é transformado em uma concha cheia de espaços imaginários invisíveis.
Os materiais entram no jogo da composição de cores abstratas. Usamos materiais brilhantes e com textura áspera em diferentes superfícies para ajustar o ambiente nas nuances de luz. Os revestimentos do teto em reboco branco e o piso em PVC branco não apenas tornam o espaço mais claro e suave, mas também criam uma sensação de totalidade que esbate a escala. As paredes são pintadas com verde claro e azul água, definindo uma série de pequenos ambientes. As paredes em verde claro parecem evocar nossas memórias coletivas da escola ou do hospital em nossa infância. Ao mesmo tempo, a composição de superfícies em verde claro e azul água oferecem uma nova atmosfera de tranquilidade, que ajuda as pessoas a permanecerem nesses pequenos recantos. Os espaços intermediários visíveis e invisíveis, que se deslocam no limite de cada lugar estável, são como pedaços de sonhos transformados no subconsciente. Eles ajudam as pessoas a explorar psicologicamente seu mundo interior individualmente secreto.